Visitas: 4247064
Usuários Online: 1
O iOS 18 já está disponível em versão Beta e deve chegar oficialmente aos iPhones compatíveis em meados de setembro, junto ao lançamento do iPhone 16. Uma série de novidades para o novo sistema operacional foram anunciadas pela Apple para o novo sistema, como a maior personalização da tela de início e o pacote de inteligência artificial Apple Intelligence. No entanto, algumas funções úteis — que já são velhas conhecidas de quem usa Android — ainda não serão disponibilizadas pela Apple no lançamento do update, como a divisão de tela e a possibilidade de instalar apps no celular por meio de outros dispositivos. A seguir, confira seis recursos do Android que ainda não têm previsão de chegar ao iPhone.
1. Divisão de tela
No Android, usuários podem abrir dois aplicativos simultaneamente para realizar duas ou mais ações ao mesmo tempo. O recurso multitarefas reparte a tela do celular e pode ser útil na hora de comparar arquivos diferentes, por exemplo. A função está disponível no sistema do Google já há bastante tempo, mas ainda não há previsão de quando — e se — ficará disponível no iPhone. Até o momento, o que se sabe é que a função não está entre os recursos esperados para o iOS 18 .
2. Suporte para mais de um usuário
Outro recurso que não foi anunciado pela Apple no iOS 18, mas já está disponível no Android é o suporte para mais de um usuário em um mesmo aparelho. Com o recurso, é possível criar diferentes perfis em um mesmo celular e, assim, ter mais privacidade caso você tenha o hábito de emprestar o aparelho com frequência.
Usuários do Android podem, por exemplo, criar um perfil extra para seus filhos jogarem games. Assim, eles não terão acesso ao perfil principal e não poderão entrar nos aplicativos instalados na conta. O suporte para mais de um usuário também é útil para quem tem apenas um celular para uso pessoal e para trabalho. Ao criar uma conta secundária, é possível usar a função para separar redes sociais de apps corporativos, por exemplo, o que pode ajudar a manter a produtividade e evitar distrações. Apesar de útil, o recurso não chega para o iOS 18 e continua sendo exclusivo do Android.
3. Instalar de apps a partir de outros dispositivos
No Android, usuários podem instalar aplicativos no celular a partir de outros dispositivos, como computadores, por exemplo. Com isso, é possível acessar a Google Play Store pelo PC usando a conta do Google logada no smartphone para fazer o download de um app no celular remotamente. No iPhone, no entanto, isso não é possível, já que a loja da Apple só permite baixar aplicativos por meio do celular. Até o momento, nenhum recurso parecido foi anunciado pela Maçã para o iOS 18, portanto, não há previsão de chegada da função ao iPhone.
4. Possibilidade de customizar as notificações recebidas
A Apple vem trabalhando em melhorias para as notificações do iPhone ao longo dos anos, mas, ainda assim, a possibilidade de customização dos avisos não chega perto do que é possível de se fazer com o Android. No sistema do Google, usuários podem personalizar os alertas sonoros, colocando sons diferentes para cada aplicativo, por exemplo. Dessa forma, é possível saber de qual app é a notificação sem nem tirar o celular do bolso.
Em contrapartida, no iOS 18, a Apple Intelligence, anunciada pela companhia este ano, deve aprimorar a organização dos alertas no iPhone. Em teoria, o recurso deve priorizar as notificações mais importantes — mas isso não significa que usuários deixarão de receber alertas menos relevantes no celular.
5. Pacotes de customização para ícones de aplicativos
O iOS 18 vai possibilitar uma maior customização dos ícones de aplicativos, permitindo que usuários movimentem os apps e os organizem da forma como preferirem pela tela do celular. Além disso, também será possível modificar as cores dos aplicativos para que elas combinem com o tema escolhido pelo usuário — por exemplo, se você usar um wallpaper com fundo azul no iPhone, poderá definir a mesma cor para os ícones do FaceTime e Apple Music.
No entanto, apesar das mudanças significativas, o novo sistema operacional não vai oferecer suporte para pacotes de customização extras, como acontece no Android. No sistema do Google, usuários podem mudar completamente os ícones dos apps com pacotes de temas que normalmente são oferecidos pelas próprias fabricantes. A Samsung, por exemplo, tem o Galaxy Themes, permitindo que usuários personalizem os desenhos dos apps com ursinhos divertidos ou corações — oferecendo uma maior liberdade de customização na tela inicial dos celulares.
6. Vibração adaptativa
Uma novidade anunciada pelo Google para o Android 15 é a vibração adaptativa, que adequa os alertas do celular ao ambiente em que o aparelho se encontra. O recurso deve evitar que o celular faça muito barulho quando está posicionado sobre superfícies lisas, e aumentar a potência da vibração quando reconhecer que ele está envolto por outros objetos, como almofadas, por exemplo. Essa é outra função útil que o iOS 18 não deve receber esse ano, ficando exclusiva aos usuários Android.