Visitas: 3825943
Usuários Online: 1
A argelina Imane Khelif ficou com a medalha de ouro ao vencer a chinesa Liu Yang na final do boxe, por decisão unânime, na categoria até 66kg, nesta sexta-feira. Desde o início dos jogos, Khelif ganhou holofotes ao ser alvo de uma polêmica sobre o gênero.
Havia muita expectativa em torno da luta, sobretudo da torcida argelina que lotou as arquibancadas do ginásio.
O primeiro round foi equilibrado, com trocas francas entre as atletas, mas vitória da argelina, na avaliação dos árbitros. A argelina cresceu e dominou o segundo round e, no terceiro, fez seu papel ao administrar, para vencer por decisão unânime dos juízes.
Esta foi a segunda medalha do país africano nos Jogos Olímpicos de Paris. Antes, a ginasta Kaylia Nemour, de 17 anos, deu show na apresentação na final das barras assimétricas e conquistou a medalha de ouro.
O caso teve início porque Imane Khelif não foi aprovada em um teste feito pela Associação Internacional de Boxe (IBA, sigla em inglês). De acordo com a entidade, a boxeadora não atendeu aos critérios de elegibilidade, e por isso, não disputou o campeonato mundial em 2023. A não aprovação iniciou um onda de questionamentos sobre o gênero da atleta.
Em nota de 31 de julho, a IBA informou que desqualificou Imane Khelif por “falha em atender aos critérios de elegibilidade” conforme os regulamentos da entidade e que atleta teria “vantagens competitivas sobre outras competidoras femininas”. “Ponto a ser observado, os atletas não passaram por um exame de testosterona, mas foram submetidos a um teste separado e reconhecido, pelo qual os detalhes permanecem confidenciais”, diz a nota.
A boxeadora teve aval do COI para disputar em Paris. O Comitê Olímpico Internacional (COI), por sua vez, baniu a AIB devido a questões de governança e finanças e argumenta que a atleta foi vítima de uma decisão arbitrária da entidade.
O COI disse ainda que as regras de elegibilidade para os Jogos de Paris 2024 foram baseadas nas dos Jogos de Tóquio em 2021 e não podem ser alteradas durante uma competição.