Visitas: 4249722
Usuários Online: 1
O Museu do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) será reaberto ao público nesta sexta-feira (9), após passar por restauração. A reabertura será às 9h, quando os visitantes terão a oportunidade de conhecer o Palácio da Justiça, os objetos e processos antigos que retratam a história do Poder Judiciário paraibano.
A iniciativa da gestão do presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, é coordenada pela Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.
“Convido a todos para a reabertura do Museu do Poder Judiciário, no Palácio da Justiça, que ficou muito bonito depois de ser todo restaurado. Os bens históricos estão expostos, temos muita coisa para conhecimento do público em geral”, destacou o desembargador Marcos Cavalcanti.
Inicialmente, o museu será aberto todas as sextas-feiras e as pessoas que quiserem se organizar em grupos para realizar a visitação poderão usar canais digitais para o agendamento. “Vamos ficar recebendo os grupos para visitação guiada, e isso é muito bom porque as pessoas vão conhecer de perto o Poder Judiciário, sua história, seus bens, processos históricos e tudo que o Tribunal de Justiça da Paraíba tem para mostrar”, afirmou o magistrado.
A visita ao prédio histórico começará no auditório, onde será apresentado um vídeo com um resumo da história do Tribunal de Justiça e o que pode ser encontrado no museu. Os visitantes vão seguir pelo hall de entrada, hall e interior do Salão Nobre e pelo Pleno Histórico, locais que contêm peças antigas, além de uma galeria de fotografias dos ex-presidentes do TJPB.Quem percorrer o museu também perceberá que em cada objeto há um QR Code para ser acessado pela câmera do celular. O acesso dará para uma breve explicação do que é cada bem exposto. “Os visitantes vão linkar com a história daquele objeto mostrando, o que cada um significa. Por exemplo um Capelo, que é aquele chapéu que os magistrados usam, porque usam. Um martelo. Ou seja, vai conhecer como foi a Justiça no passado e como é hoje, de maneira que o Tribunal tem muita coisa a apresentar”, finalizou o desembargador Marcos Cavalcanti.
O Museu do Poder Judiciário – É constituído pelos Memorial Desembargador Heráclito Cavalcanti Carneiro Monteiro, Museu e Cripta do Presidente Epitácio Pessoa, Biblioteca do Tribunal de Justiça, Memorial Virtual, além de processos, documentos, livros, móveis e utensílios ligados à história do Poder Judiciário, bem como exposições, peças, músicas e outros bens que se relacionam com suas atividades.
Agendamento – Para agendar visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (83) 3612-6797 e (83) 99143-7273 (WhatsApp). O agendamento também pode ser feito por e-mail – museu@tjpb.jus.br.