Visitas: 3827476
Usuários Online: 1
O ano de 2023, acabou e para o bem de todos os paraibanos o setor de turismo apresentou um salto significativo é o que avalia a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas. Segundo ela, o turismo foi um dos setores de maior destaque na Paraíba neste ano.Ao citar o Polo Turístico Cabo Branco, maior complexo turístico do Nordeste, ela ressaltou que por exemplo, já possui quatro empreendimentos em fase de construção. Além disso, o Governo do Estado iniciou a construção do Boulevard dos Ipês, que ligará o Centro de Convenções à praia, região do Polo Turístico Cabo Branco. “Após um ano de muito trabalho, todo o Governo do Estado da Paraíba convergindo, com os municípios, com as instituições e trade turístico, chegamos a um balanço e números históricos, recorde no crescimento das operadoras nacionais de turismo chegando a 100% comparado ao mesmo período de 2022 recorde na ampliação de voos, com oferta de 650 mil assentos na alta estação, somando dezembro janeiro e fevereiro, recorde no crescimento no aeroporto em Campina Grande com 60% no acumulado do ano e 20% em João Pessoa”, afirmou Rosália Lucas.
Ainda de acordo com ela, a média de ocupação na rede hoteleira entre janeiro e novembro deste ano chegou a 69%, segundo a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira na Paraíba (ABIH-PB). O mês de janeiro foi o de maior ocupação atingindo o percentual de 82,96%, com destaque também para outubro, que teve ocupação de 75,77%. Ao todo, a rede conta com 2.825 unidades habitacionais e 6.649 leitos apenas de equipamentos ligados à entidade. De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, de janeiro a novembro, em comparação com o mesmo período do ano de 2022, a Paraíba teve um saldo positivo de 15,18% no número de hospedagens.
Analisando os dados dos aeroportos Presidente Castro Pinto, em João Pessoa, e Presidente João Suassuna, em Campina Grande, a Paraíba teve aumento de quase 20%, de janeiro a novembro, comparado com o ano de 2022. Na capital houve um fluxo de 1.282.388 pessoas, aumento de 15,4%, já em Campina foram contabilizados 200.257 passageiros, alta de 60,3% em relação ao acumulado de 2022.